quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Suplementos de cálcio podem aumentar risco de ataque cardíaco


    Os suplementos de cálcio, tomados principalmente por idosos para combater a osteoporose e prevenir fraturas decorrentes, poderiam fazer aumentar o risco de ataque cardíaco, segundo um estudo publicado na mais recente edição do British Medical Journal (BMJ).


   Os resultados da pesquisa que incluiu 12 mil pessoas sugerem que o lugar do cálcio no tratamento da osteoporose deve ser reconsiderado, segundo os autores americanos e neozelandeses. De acordo com a análise, a ingestão de comprimidos de cálcio estaria associada a um aumento do risco cardíaco de cerca de 25% a 30%.

   No entanto, o estudo não põe em evidência o aumento significativo de mortalidade, segundo um editorial do BMJ. Os comprimidos de cálcio são prescritos comumente para reduzir o risco de fratura óssea nas pessoas com mais idade, mas o estudo diz que poderiam aumentar o número de infarto entre as mulheres.

   Para saber mais, a equipe internacional dirigida por Ian Reid (universidade de Auckland, Nova Zelândia) realizou uma segunda análise da série de estudos, chegando à conclusão de que o aumento moderado do risco cardíaco sublinhado pelos autores é independente da idade, do sexo, e do tipo de suplemento.

   No entanto, uma alimentação mais rica em cálcio, da forma natural, não está associada a um risco aumentado de problemas cardiovasculares. Num editorial, John Cleland (universidade de Hull, Grã-Bretanha) nota que - sem levar em conta um possível impacto sobre os números de ataques cardíacos - os suplementos de cálcio são, de todas as maneiras, provavelmente pouco eficazes para reduzir as fraturas ósseas.

   Estes suplementos não reduzem a mortalidade, estimam, considerando que pelo menos 20% dos pacientes mais idosos morrem anualmente de problemas decorrentes de uma fratura de quadril.

   Fonte: Portal Terra


   Conheça nossa loja virtual www.bodynet.com.br/vitorkawa
   Seja um consultor de suplementos www.vendasuplementos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário