quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Creatina, força extra para os músculos

    Composto orgânico derivado dos aminoácidos, a creatina é sintetizada pelo fígado, rins e pâncreas. Uma vez dentro da célula, funciona como importante reserva de energia, além de aumentar a captação de glicose pelas células musculares, que por consequência proporciona aumento da massa muscular, da força e da performance durante a atividade física, principalmente para aqueles exercícios de alta intensidade e curta duração.

    Entre os alimentos, os mais ricos em creatina são a carne vermelha (bovina e suína) e os peixes atum, bacalhau, salmão e arenque. 

    Um quilograma de carne bovina possui de 4 a 5 gramas de creatina e um homem de 70 quilos necessita de 2g desse composto por dia, dessa forma, é possível obter essa quantidade em dois bifes grandes, além do que for sintetizado pelo corpo. Mas, lembre-se: Carnes vermelhas possuem grande quantidade de gordura saturada, o que favorece a problemas cardiovasculares e de colesterol. 

    Entre os atletas, é um composto muito popular. Não há quem pratique natação, ciclismo ou musculação que não aprecie essa substância e seus efeitos no organismo.  Se você faz parte dessa turma, a sua necessidade da substância é maior, mas o valor exato depende do tipo de esporte praticado, a intensidade e o tamanho da massa muscular.

    Frequentemente, o uso é dividido em duas fases: O de carregamento (loading) e o de manutenção: O primeiro que dura de 5 a 7 dias, preenche a capacidade de armazenamento de creatina nas fibras musculares. Na fase de manutenção, o consumo da creatina deve ser reduzido e tomado em um período mais prolongado.

    Adaptado do site EMEX, veja o texto na íntegra, clique aqui.


    Conheça nossa loja virtual www.bodynet.com.br/vitorkawa
    Seja um consultor de suplementos www.vendasuplementos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário