segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Chá Verde

   O chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e possui substâncias ativadoras do sistema imunológico. Cientistas têm defendido a ideia que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. As propriedades deste tipo de chá na prevenção do câncer vêm do fato que ele é rico em bioflavonóides* e catequinas*, que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, o chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino*, assim, sua ingestão diária auxilia a diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) no sangue. Mas as boas notícias não acabam por aí: o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.

    Auxílio na queima de calorias

   Um dos estudos que suportam esta teoria foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 5% na queima calórica em relação aos outros dois grupos pesquisados. Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o extrato de chá verde possui altas concentrações de antioxidantes como catequina*, polifenóis* e diversos compostos, incluindo cafeína, que podem aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. Pesquisadores acreditam, ainda, que o hábito de beber chá ao invés de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente.

   E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação anti-inflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.

   Faz bem para a pele

   Na área da dermatologia, é correto afirmar que o chá verde pode ser eficiente para a proteção contra os efeitos nocivos do sol. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey demonstrou que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da epiderme contra os raios ultravioleta do tipo B – aqueles responsáveis pelo avermelhado da pele. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Esta descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.

   Propriedades antioxidantes

   O interesse nos efeitos do consumo de antioxidantes fenólicos dietéticos no estresse oxidativo, induzido pelo exercício, tem sido foco de pesquisas recentes e os resultados sugerem que o consumo regular do chá verde melhora os mecanismos de defesa antioxidante em praticantes de exercício resistidos (com peso). Este chá também pode reduzir a manifestação de danos teciduais induzidos pelo esforço, possivelmente por meio da neutralização da ação danosa de radicais livres.

   Resumindo, sugere-se que: alimentos e bebidas ricos em polifenóis*, como por exemplo o chá verde, podem oferecer proteção contra o dano oxidativo induzido por exercícios e a orientação para esportistas deve ser enfatizada.


    Prof. Dr. Carlos Alberto Silva
    Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Campinas 
(UNICAMP). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em 
Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista








   Conheça nossa loja virtual www.bodynet.com.br/vitorkawa
   Seja um consultor de suplementos www.vendasuplementos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário