quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alimentos Funcionais e o Sistema Imunológico

   Na última década, a medicina preventiva tem sofrido um grande avanço, especialmente em países desenvolvidos.
   Pesquisas tem demonstrado que a nutrição desempenha um papel crucial na prevenção de doenças crônicas e como a maioria delas pode estar relacionada à dieta. 
   Alimentos funcionais estabelecem o conceito de não só se considerar o alimento como necessário para viver, mas também como fonte de bem-estar físico e mental. Estes alimentos podem contribuir para a prevenção e redução dos fatores de risco para diversas doenças ou melhorar certas funções fisiológicas.
Com relação ao sistema imunológico, muitos estudos tem apontado que não só os pré e os probióticos, mas também os micronutrientes incorporados aos alimentos funcionais, contribuem para um reforço da imunocompetência.
   De fato, uma das alegações consiste em apontar as propriedades imunomoduladoras de alimentos funcionais. Neste artigo, o efeito de alguns alimentos funcionais, tais como probióticos, selênio e antioxidantes da dieta (vitaminas A, E e C) sobre a função imunológica é revisto.
   No entanto, o nível de ingestão ideal e quantidades recomendadas de alimentos funcionais ainda não foram estabelecidas.
   Assim, a fim de eliminar a controvérsia em torno dos alimentos funcionais, pesquisas adicionais são necessárias, tanto em animais como em seres humanos. Por fim: os esforços devem ser direcionados para o objetivo final, isto é, uma "dieta funcional "

   Conheça nossa loja virtual www.bodynet.com.br/vitorkawa
   Seja um consultor de suplementos www.vendasuplementos.com.br

2 comentários:

  1. Gostei!
    É importante dar a conhecer à população em geral que os suplementos alimentares não servem só para perder peso!
    Muito importante mesmo!

    ResponderExcluir
  2. A alimentação funcional ainda é bem desconhecida pelo público em geral, mas está crescendo, principalmente em outros países. Nós que somos da área da saúde temos que divulgar esses conceitos.
    Muito obrigado pela contribuição no blog!

    ResponderExcluir