quarta-feira, 11 de maio de 2011

Chá Verde e Saúde

O estresse oxidativo está envolvido não apenas nas doenças cardiovasculares, mas também na hipertensão. Estudos epidemiológicos indicaram que o consumo de chá pode reduzir os níveis de pressão arterial. Os autores realizaram dois estudos para determinar se os chás verde e preto podem reduzir os níveis de pressão arterial em ratos hipertensicos.

Foram estudados 15 ratos machos que receberam um transmissor para avaliação da pressão arterial na cavidade peritoneal. Os ratos foram divididos em três grupos: o grupo controle que consumiu água (30mL/dia); o grupo do chá preto; e o grupo do chá verde. Em um período de 24 horas, a pressão sanguínea foi avaliada a cada 5 minutos. Durante esse período, tanto a pressão sistólica como a diastólica foram significantemente menores nos grupos de chá do que no grupo controle.

Esses dados demonstram que tanto os polifenóis do chá verde como do chá preto atenuam o aumento da pressão sanguínea por meio de suas propriedades antioxidantes. O consumo regular de chá preto e chá verde pode fornecer efeitos protetores contra a hipertensão em humanos.

Fonte:

NEGISHI, H. XU, JW. IKEDA, K. NJELEKELA, M. NARA, Y. YAMORI, Y. Black and Green Tea Polyphenols Attenuate Blood Pressure Increases in Stroke-Prone Spontaneously Hypertensive Rats. J Nutr, 134: 38-42, 2004.

Conheça nossa loja virtual www.bodynet.com.br/fitnessvirtual
Seja um consultor de suplementos www.vendasuplementos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário