quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Evolução do Chá Verde e Seus Benefícios

Existem três tipos principais de chá: o preto (indiano), o verde (japonês e chinês) e o preto chinês (oolong).Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

Durante séculos, o chá verde chinês tem sido considerado, no Extremo Oriente,uma bebida saudável. Depois da água, é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo.

Estudos realizados demonstraram que os polifenóis presentes no chá verde (Camellia sinensis) apresentam bioatividades importantes em certas patologias como: diabetes mellitus, cardiopatias, infecções virais, inflamações, e até em doenças degenerativas, como o câncer e o envelhecimento.

Estudos mostram que a combinação de cafeína e polifenóis (substância antioxidante), presentes no chá verde e branco, aumentam a termogênese (taxa pela qual as calorias são queimadas) e o gasto total de energia. Quando combinado com uma dieta equilibrada, os chás podem funcionar como um coadjuvante da perda de peso (consulte sempre sua nutricionista para avaliar seu perfil nutricional e elaborar uma dieta personalizada).Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de inúmeras doenças.

A recomendação é de beber em torno de um litro de chá verde por dia, ou seja, o equivalente a seis ou sete xícaras.

O preparo do chá deve ser da seguinte maneira: despeje uma colher rasa de chá verde para cada xícara de água fervendo e após isso, deixe em infusão por no mínimo dez minutos, tempo necessário para que os princípios ativos passem para a água.

CARLA PELLICIARI
CRN-3/7041

www.suanutricionista.zip.net

Nutricionista graduada pela UNIBAN - Universidade Bandeirante de São Paulo, com Extensão Universitária em Obesidade pela Universidade São Marcos. Especialista em Nutrição Estética pelo IPGS - Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde. Atua como nutricionista do Hospital Saint Paul, da Clínica Check-up Med e ainda na área de Pré e Pós-operatório em Cirurgia Plástica, Check-up Clínico e Desarmonia Corporal.
Sua área específica de estudo e atuação é Nutri ção Funcional e Desarmonia Corporal e Nutrição Estética.



Texto extraído de http://www.corpoperfeito.com.br/Artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=102

Conheça nossa loja virtual www.bodynet.com.br/fitnessvirtual
Seja um consultor de suplementos www.vendasuplementos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário